sexta-feira, 27 de junho de 2008

Luiz Carlos Prestes na Roda Viva


Hoje eu pude assistir, através do youtube, ao programa da TV Cultura, Roda Viva, gravado em 1986, o entrevistado era Luis Carlos Prestes, fiquei muito surpreso de saber que ele chegou a ser sabatinado por esse tão famoso programa, Prestes apesar de estar bem velhinho apresentava uma lucidez comunista absurdamente coerente, talvez um dos últimos verdadeiros comunistas.

Prestes foi catedrático para definir o porque o marxismo nunca conseguiu se firmar em solos tupiniquins, "a esquerda brasileira não consegue compreender a realidade brasileira", admitiu ter errado em 1945 quando ele e todos os integrantes do PCB acreditavam que no Brasil não existia Capitalismo, pensamento que o fez se aliar a setores da burguesia na intenção de se fazer a revolução burguesa antes da socialista.

Na época dessa entrevista o Brasil passava pelas vésperas de uma constituinte, o governo Sarney procurava uma formula mágica para a inflação, enquanto isso, toda a esquerda se desmembrada e se digladiava, os partidos burgueses davam a mão para garantir seus "direitos", e construir sua constituinte.

Escrevo esse texto porque admirei e muito a autocrítica de Prestes, uma das pessoas mais importantes na política brasileira no séc. XX, admitiu erros, considerou acertos e tentou mostrar soluções, espero que um dia os partidos de esquerda possam conseguir fazer o mesmo, antes que seja jogado a ultima pá de terra em cima deles.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tá bacana o blog, Ton... bacana mesmo! Não sei como é que funcionam as coisas no blogspot, mas acredito que deve haver algum "trequinho" aí pra vc disponibilizar o link do youtube pra galera ver. Não que seja custoso procurar na net, mas é que facilita e talz.

Sempre que possível passarei aí pra dar uma conferida, rapaz!

Abraço ae campeão!

Ton Joslin disse...

Valeu Luizão, muito valido um elogio de um amigo jornalista, e pode deixar que eu vou colocar o link pra galera ver.....valeu irmão, abraçosss