quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Que rufem os tambores


A fanfarra esta na rua, não! Não é o sete de setembro que esta nas vésperas, é a fanfarra da eleição política. Certo dia um amigo meu, Robson Vilalba, disse que eleição é que nem carnaval, ninguém é de ninguém, a mim só resta concorda com essas sabias palavras, porque o que mais vejo nessas eleições são as velhas amarras de favores é igual a votos, um empreguinho aqui, um favorzinho acolá e tudo novamente se torna natural, como aquele carro de som que insiste em tocar uma parodia mal feita e insuportável.
Tentemos ser racionais, e antes de criticar tentar entender porque que isso sempre acontece? O povo tem culpa? E a elite? A verdade é que somos um povo que aprendeu a se virar sozinho, nunca a gente pode contar com as esferas publicas e também nunca tivemos muito saco pra fica discutindo as coisas chatas que só a linguagem pedante das elites consegue entender, eles discutem e a gente engole.
Por exemplo, quem é que tem a coragem de dizer que o discurso de que se os empresários estão felizes é sinal de prosperidade e empregos pra sociedade, já não foi engolido pelo povo? Se cristalizou uma idéia em todos os segmentos políticos de que a felicidade da nação é a felicidade de uma minoria que detém a produção e os financiamentos no país, meu deus, quem que instituiu isso? Eu fico doido de o obvio ser tão incorreto e sinto um pouco de desesperançado de ver que o pensamento revolucionário se limita hoje no Brasil a três piadas com sussurros de sobrevivência: PCB, PSOL e PSTU que sinceramente não vão chegar a lugar algum.
É meus caros amigos, ainda é possível se buscar a emancipação humana? Questões essas que ninguém quer mais saber! Coisa chata esse negocio de política.

Nenhum comentário: