sábado, 22 de novembro de 2008

V Amostra de Teatro do Oprimido em Londrina.


Salve salve caros companheiros, nessa postagem de hoje quero falar um pouco da já tão famosa Amostra de T.O, assim como, a participação do nosso grupo Reart de T.O de Cornélio Procópio no evento.
A quinta edição da amostra, foi novamente, muito boa. Todos os propósitos de uma amostra que se chama nacional, foram alcançados, mais ainda, sendo que havia também a galera responsa da Argentina que nos deixou muito feliz de saber que fora do Brasil se faz um ótimo Teatro do Oprimido.
Troca de idéias e experiências, dicas e criticas conversas e discussões, lucidez e loucuras, tudo estava presente na amostra, cada um dos grupos que aqui vieram deixaram uma marca forte e um pensamento confortante de muita competência no fazer um teatro transformador e critico. GTO e seus posicionamentos mais a esquerda, que nos mostra a necessidade da militância coerente na busca de um mundo melhor; Grupo de segunda, sempre quebrando paradigmas e nos fazendo repensar a própria metodologia do T.O; GATO que trouxe meninos ainda tão jovens, mas super preocupados no fazer teatral; El inferno de los vivos, grupo argentino que mostra uma garra enorme e uma preocupação latente da realidade de seu país, pessoas que devem servir de exemplo pra muitos dos nossos grupos brasileiros; Pirei na cenna, grupo do Rio de Janeiro que dispensa qualquer comentário, peça maravilhosa que realmente mexeu com o publico no CAPS e seus integrantes pessoas de uma sensibilidade e alegria que realmente emocionam a gente.
Em meio a tudo isso, levamos pra amostra o nosso humilde mas grandioso grupo Reart, foi uma experiência monstro, grupo formado em apenas 2 semanas, mas com um entrosamento humano de quem já passou muito tempo junto, a molecada do Reart ta de parabéns, por tudo que tem feito e pode esperar que no que depender desse seu multiplicador ainda vamos correr muito esse mundo pra tentar transforma-lo, vocês realmente surpreenderam o Tio Ton aqui, me deixaram com sede de fazer muito mais, vamos lá galera!!!
Não poderia terminar sem antes falar do mais importante dentro de tudo isso, o FTO, a nossa querida Fabrica de Teatro de Londrina, grupo esse que me considero membro, visto a camisa e bato no peito com orgulho de me afirmar um trabalhador dessa Fabrica, Fabrica que não possui patrão nem empregado, que nos da nossa liberdade de ação. Mas temos dois anjos da guarda que zelam e investem nessa fabrica, Gil Roberto Salles e Nadia Burke, são aqueles tipos de pessoas com luz própria e energia divina, que pegam as coisas e as transforma sempre pra melhor, lutam por um ideal de transformação, crêem no ser humano e sabem que ele é capaz de criar o novo e o melhor, obrigado por tudo isso meus irmãos.
Mas toda a Fabrica esta de parabéns, Cesinha que é outra pessoa iluminada, Débora que é quase uma guerreira medieval de tanta força, o Glauco meu irmão de fé e um artista completo que não abandona as ferramentas da revolução, a Carol que mais parece um anjinho indefeso, mas se mostra cada dia mais forte, responsável e essencial pro FTO, a Mari que é só alegria e luz e o Luca que suou e muito a camisa pra fazer esse sonho funcionar. A todos que participaram da amostra, meus mais sinceros agradecimentos e a todos meus irmãos de FTO um abraço revolucionário enorme.