sábado, 22 de dezembro de 2007

O Velho Mundo


Esses dias, depois de assistir ao habitual jornal de horário nobre, assisti a uma noticia dizendo sobre as negociações entre União Européia e MERCOSUL, de súbito me veio a impressão que a Europa esta reivindicando seu antigo posto de grande chefe do mundo, roubado pelos E.U.A no começo do séc XX. No campo econômico se tem firmado muito mais estável para os investidores, inclusive com a moeda mais forte do globo e sem problemas imobiliários.

No âmbito político as ultimas conquistas de integração conseguidas pela União Européia, detecta uma visão expansionista, uma nova forma de lidar com a globalização e com o mundo atual, mas que tipo de expansionismo é esse? O que pretende a União Européia se mostrando tão aberta ao dialogo, abrindo ate a possibilidade de diminuir as taxas para nossas exportações?

Gente, a integração do leste europeu é muito mais que quebrar muros concretos, a Europa e sua cara de sociedade civil organizada, esta inquieta novamente, que novo espectro é esse que lá ronda? Algo novo esta no ar, e será que fede? Talvez sim, talvez não, mas lá no fundo eu já sinto um cheiro de azedo, que soa até cheiroso perto da podridão do Tio Sam e sua política externa arcaica e inflexível, é esperar pra ver onde vai dar.